sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Recebimento de redações do Prêmio Caern termina nesta segunda-feira (17)


Juliano Freire – ACS Caern

O Prêmio Caern de Redação está na reta final. Pelo menos, em relação à produção de CARTA – modalidade de redação, que deve ser endereçada ao Diretor-Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) – que deverão ser entregues até esta segunda-feira (17), na Assessoria de Comunicação Social da Caern, situada na avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol – Natal/RN – CEP: 59015-000. O prazo encerra-se às 17 horas, se a entrega for presencial. No caso de redações enviadas pelos Correios, valerão os textos que chegarem à Companhia em data posterior, desde que com postagem referente ao dia 17 de setembro de 2012. Vale lembrar que os textos devem ser enviados por escrito pelos alunos concorrentes. Somente as escolas públicas e privadas podem encaminhar essas redações, sendo uma por categoria.

No site do certame (www.premiocaern.blogspot.com.br) está disponível a ficha de inscrição, a ser preenchida pela escola, e a folha para que o estudante faça sua redação. O tema da redação é “Água: o desafio do século XXI” e são três categorias em disputa: 1ª) para alunos do 5º ao 6º ano do ensino fundamental; 2º) do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e 3º) do 1º ao 3º ano do ensino médio. Nas duas primeiras categorias, os estudantes devem redigir textos de 20 a 30 linhas e na terceira, de 30 a 40 linhas. Cada aluno 1º colocado nas categorias receberá um tablet mais R$ 1.000,00; o professor orientador, um tablet, e a escola a qual os dois pertençam ganhará um troféu.

Nesses últimos dias, a Assessoria de Comunicação Social da Caern tem recebido vários telefonemas, por dia, de estudantes e dirigentes de escolas a respeito de questões referentes a prazos e dúvidas sobre a redação. As orientações podem ser fornecidas das 7h30 às 17h30. O zelo gramatical é um ponto forte. O estudante deve observar pontos como concordância, a regência, o uso correto dos pronomes de tratamento e o cuidado na pontuação. E não pode se esquecer de pensar a questão da água sobre o panorama de que o líquido é essencial para a sobrevivência das atuais e futuras gerações em sua cidade, estado, país e no planeta.

Além de redigir texto satisfatório, sob a orientação de professor de qualquer disciplina em sua escola, o aluno deve evitar artifícios que possam comprometer o seu trabalho. Quando mencionar dados, o aluno precisa citá-los de maneira concreta, mencionando instituições e autoridades que divulgaram aquelas informações. Pode se referir a fatos conhecidos. O que não vale é usar o senso comum e escrever frases óbvias como, por exemplo, “a água vital porque nos garante à vida” e expressões do gênero. 

Pela repercussão nas redes sociais, o prêmio despertou o interesse em conhecer a iniciativa da Caern, de pessoas residentes em estados próximos. E no Estado, foi acompanhado em várias cidades. Para o secretário de Educação de Afonso Bezerra, MistênioBertuleza, “a ideia do concurso de redação é excelente. Não só em minha cidade, mas no Nordeste como um todo ‘a água’ deve ser vista como um bem necessário e escasso, sobretudo pelos estudantes. Afinal de contas, a educação exerce um papel primordial para o uso racional da água, o que só vem a trazer benefícios, pois o filho chega em casa e ensina aos pais aquilo que aprendeu em sala de aula”, observa o educador.

Maiores informações podem ser obtidas também por intermédio da página eletrônica da Companhia (www.caern.com.br), pelo perfil no twitter (@aguasdorn), na fanpage (www.facebook.com/premiocaern), e ainda pelos telefones: (084) 3232-4161 ou 3232-4236.

Nenhum comentário:

Postar um comentário