segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Redações enviadas pelo Correio podem ter data de postagem até 17 de setembro


Juliano Freire – ACS Caern

Os textos referentes à disputa do Prêmio Caern de Redação poderão ser enviados para a Assessoria de Comunicação Social da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) poderão ser encaminhados pelo Correio com data de postagem até do dia 17 de setembro.  Esta é a data final para o recebimento das redações. O endereço para o envio da correspondência - que deve ser feita em envelope lacrado com a ficha de inscrição e o texto manuscrito pelo aluno participante – é o seguinte : avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol – Natal/RN – CEP : 59015-000. A ficha de inscrição e a folha para a redação estão disponíveis no site do certame (www.premiocaern.blogspot.com). Quem vier entregar o material pessoalmente, deve observar o prazo final para a entrega acontece às 17 horas do dia 17 de setembro, uma segunda-feira. Cada escola pode enviar uma redação por categoria. Escolas de Natal e do interior estão encaminhando suas redações.

O tema da redação é “Água : o desafio do século XXI” e são três categorias em disputa : 1ª) para alunos do 5º ao 6º ano do ensino fundamental; 2º) do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e 3º) do 1º ao 3º ano do ensino médio. Nas duas primeiras categorias, os estudantes devem redigir textos de 20 a 30 linhas e na terceira, de 30 a 40 linhas. Cada aluno 1º colocado nas categorias receberá um tablet mais R$ 1.000,00; o professor orientador, um tablet, e a escola a qual os dois pertençam ganhará um troféu. Maiores informações podem ser obtidas também por intermédio da página eletrônica da Companhia (www.caern.com.br), pelo perfil no twitter(@aguasdorn), na fanpage (www.facebook.com/premiocaern), e ainda pelos telefones: (084) 3232 4131 ou 3232 4236. A entrega da premiação está prevista para o dia 14 de dezembro, às 10h na Caern.

DE OLHO NO PORTUGUÊS

O professor de português, Rosemberg Ramalho, do projeto “Descomplicando a Língua”, observa que o texto da redação enviada à Caern deve ser objetivo, direto e sem bordões. Este é o mote para o desenvolvimento da redação em formato “CARTA”, solicitado para ser enviado à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. A Carta deve ser encaminhada ao diretor-presidente da Caern. O zelo gramatical é um ponto forte. O professor dá mais uma dica. “O estudante deve priorizar a concordância, a regência, o uso correto dos pronomes de tratamento e o cuidado na pontuação”.

Com vários anos de experiência em sala de aula, no ensino da língua portuguesa, e no acompanhamento e análises de provas de redação, o educador lembra que além de produzir um texto satisfatório, orientado por um professor de sua escola, o aluno deve evitar artifícios que possam comprometer o seu trabalho. Quando mencionar dados, o aluno precisa citá-los de maneira concreta, mencionando instituições e autoridades que divulgaram aquelas informações. Pode se referir a fatos conhecidos. O que não vale é usar o senso comum e escrever frases óbvias como, por exemplo, “a água é importante porque é uma necessidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário