terça-feira, 28 de agosto de 2012

Manutenção na ETA do Gargalheiras melhora qualidade da água para Currais Novos e Acari


Flaminio Oliveira – ACS Caern
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou uma série de melhoramentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Açude Gargalheiras, ação que vai melhorar a qualidade da água distribuída para as cidades de Currais Novos e Acari, na região do Seridó. Segundo o chefe do escritório da Caern em Currais Novos, José Eudes de Medeiros, o serviço deve ser concluído até o dia 15 de setembro, normalizando também a produção de água, que foi reduzida em 30 por cento, para possibilitar a execução do serviço na ETA.
A Caern produz 425 mil litros de água por hora no sistema de captação doGargalheiras, distribuindo 300 mil/h para Currais Novos e 124 litros/h para Acari. Durante o período da realização do melhoramento, somente dois dos três filtros ficarão em operação, proporcionando condições para o trabalho na terceira unidade filtrante, reduzindo em cerca de 140 mil litros por hora a oferta de água para os dois municípios.
Será substituído todo o material filtrante, constituído por areia e pedra, além de ser providenciada a elevação das calhas de coleta e instalado um agitador, que vai melhorar o processo de coagulação do sistema de tratamento na captação do Açude Gargalheiras que, além de abastecer as duas cidades, se constitui em um dos mais visitados pontos turísticos da região seridoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário