segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brasil: consumo diário de água é superior às recomendações da Organização das Nações Unidas

Ana Luiza Paz – ACS Caern

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de cerca 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de higiene e consumo. Entretanto, no Brasil, essa cota supera os 200 litros/dia. Para mensurar o tamanho do desperdício de recursos hídricos, especialistas alertam que para cada copo de água ingerido, são necessários outros dois só para lavá-lo.

O gerente de Desenvolvimento Operacional e Combate as Perdas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Isaías Costa Filho estima que aproximadamente metade da água disponível para o uso por meio das distribuidoras perde-se antes mesmo de ser utilizada, em resultado das inúmeras ligações clandestinas ou em função de vazamentos domiciliares.

Nesse contexto, algumas medidas simples podem ajudar para o uso responsável do recurso. Entre eles, a manutenção de encanamentos. Vale lembrar que vazamentos internos, nas residências, estabelecimentos industriais e comerciais, são de total responsabilidade de seus proprietários. Quanto mais ágil for o conserto, menor será o prejuízo ao bolso e ao meioambiente, pois um simples furo de dois milímetros num cano desperdiça mais de 3 mil litros de água por dia.

Outros aliados são os aparelhos hidráulicos feitos para consumir menos água, como arejadores de torneiras, resistores de vazão para chuveiros e caixas de descarga, nos lugar das válvulas. O que diminui o gasto em até 50%. O consumo de água deve ser levado a sério e a consciência ambiental não pode permanecer apenas no discurso já que estamos tratando do recurso natural essencial à vida da humanidade e à manutenção de todos os ecossistemas.


*Fonte caern.rn.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário