segunda-feira, 23 de julho de 2012

Caern troca equipamentos de poços para ampliar oferta de água em Mossoró


Lígia Cortez – ACS Caern

Durante o transcorrer desta semana, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), vai realizar melhorias no abastecimento de água para atender ao centro da cidade de Mossoró. A empresa adquiriu novos equipamentos para os poços tubulares P-2 e P-18 que juntos terão um incremento de 100 mil litros de água por hora. Em visita a Mossoró, o diretor-presidente da Companhia, engenheiro Yuri Tasso Duarte, anunciou que até o final do ano será investido mais de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios da empresa estadual de saneamento, na aquisição de novos equipamentos para instalação em 17 poços tubulares que abastecem a cidade. O presidente assegurou que todos os poços terão substituídos os equipamentos antigos por novos e ainda serão compradas bombas de reserva, a fim de assegurar substituição imediata, em caso de pane desses instrumentos.  

O gerente regional da Caern em Mossoró, engenheiro Francisco Nehilton Barreto, informa que o P-2, localizado na avenida Delfim Moreira, em Bom Jardim, já está funcionando com o novo equipamento, aumentando a vazão de 40 para 70 mil litros/hora, ou seja ofertando mais 30 mil litros por hora. Já o P-18, localizado na rua Zeca Cirilino, bairro Santo Antônio, está produzindo hoje 110 mil litros/hora e com o novo equipamento vai atingir 180 mil litros/hora, um acréscimo, portanto, de 70 mil litros para a população a cada 60 minutos.

Nehilton explica que a substituição dos equipamentos nos 17 poços, responsáveis por 70% do volume de água distribuído, vai aumentar a oferta de água em toda a cidade. Para atingir os 100%, a companhia utiliza 30% da água da adutora Jerônimo Rosado, que pode ser bombeada para qualquer ponto da cidade, suprindo as demandas em casos emergenciais.

COMPLEXO

A água utilizada pela Caern para atender a população de Mossoró é captada no aquífero localizado há mais de mil metros de profundidade, o que torna este um dos sistemas mais complexos do Estado, afirma o gerente regional. Além disso, a alta temperatura da água danifica os equipamentos elétricos e eletrônicos com maior frequência se comparado aos outros que trabalham em temperatura baixa.

Outras melhorias estão sendo efetuadas como a substituição da tubulação de água antiga por uma nova, tendo implantado mais de 350 quilômetros de canos em toda a cidade. Está prevista a construção de cinco novos reservatórios de água com maior capacidade para armazenar 2,6 milhões de litros de água. Um desses reservatórios está em construção no bairro Planalto 13 de maio, em condições de acumular 800 mil litros de água.

Na opinião de Nehilton, a solução definitiva para o abastecimento virá com a construção da nova adutora, em ferro fundido com 600 milímetros de diâmetro, saindo da barragem Santa Cruz em Apodi até a cidade de Mossoró. Terá uma extensão de 92 quilômetros e durante o trajeto vai atender várias comunidades que ainda não recebem água tratada, com um investimento avaliado em R$ 84,7 milhões, oriundos do Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário