quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caern inicia coleta de tratamento dos esgotos em Morro Branco

ACS - Caern 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern) concluiu, em Morro Branco, um serviço de desobstrução  que estava executando na rede coletora, antecipando o início das ligações. Desta forma, desde a última segunda-feira (9), os moradores de Morro Branco podem ter seus esgotos coletados e tratados pela Caern. A Companhia solicita aos proprietários ou moradores dos imóveis que providenciem, com recursos próprios, a interligação do esgoto domiciliar até a caixa implantada gratuitamente pelo Governo do Estado, na calçada de cada domicílio, ação que vai beneficiar 36 mil pessoas naquele bairro e em Nova Descoberta.

O Diretor Técnico da Caern, engenheiro Ricardo Varela, informa que até o mês de outubro serão também beneficiados os moradores de Nova Descoberta, cujo sistema coletor foi concluído, estando em fase final a implantação da Estação Elevatória de Esgotos (EEE), na avenida Norton Chaves, imediações da conhecida "Lagoa do Preá", de onde os dejetos serão bombeados até a Estação de Tratamento de Esgotos Dom Nivaldo Monte, a ETE do Baldo, que também vai tratar esgotos coletados em outros 19 bairros de Natal. Através do Programa Saneamento para Todos, foram investidos R$ 11 milhões, oriundos dos governos estadual e federal.

 A despoluição das conhecidas lagoas do Preá, em Nova Descoberta e do Jacaré, em Morro Branco, será outro benefício que o saneamento vai proporcionar aos moradores dos dois bairros. Ambas foram implantadas para recolher apenas água de chuva, mas, ao longo dos anos, passaram a receber esgotos de forma clandestina, ocasionando problemas ambientais, com focos de moscas e mosquitos, além do odor desagradável, que causavam desconforto aos moradores nas áreas adjacentes. Para esclarecer dúvidas e fornecer orientação, a Caern se coloca à disposição da população através do telefone 115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário