Ana Luiza Paz – ACS Caern
Em 2012, o programa “Caern nas Escolas” já contabiliza a
visita de 1.000 estudantes de estabelecimentos de ensino públicos e privados à
sede da empresa estadual de saneamento. Oriundos de 13 escolas, essa clientela
tem visitado instalações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte
para conhecer como funcionam os sistemas de tratamento de água e esgotamento
sanitário e o uso racional do líquido, fator cada vez mais vital para a
garantia do abastecimento à população. Este trabalho cumpre o papel de promover
a responsabilidade social no tocante à educação ambiental, somado as atividades
de orientação e esclarecimento realizadas em diversas cidades do Estado pela
equipe da Caern.
A iniciativa é desenvolvida em três etapas. A primeira delas
compreende a mostra de um filme ambiental, a segunda uma palestra sobre a
importância da preservação dos recursos hídricos, e a terceira visita ao Mini
Centro de Tratamento Saturnino Brito, onde os visitantes podem entender o
caminho que a faz água desde o manancial até chegar às torneiras das casas e
apartamentos, bem como a distribuição de panfletos. As
instituições de ensino que se interessadas em receber o projeto devem fazer
contato através dos telefones: (84) 3232- 4169.
Nessa quarta-feira (25), a equipe da Gerencia de Qualidade
da Água e do Meio Ambiente (GQM), recebeu na Caern um grupo de 80 alunos do
Ensino Fundamental da escola pertencente ao complexo educacional pertencente à Faculdade de Ciências
Cultura e Extensão do RN (Facex), curiosos em conhecer o funcionamento da companhia e entender quais os cuidados
que são realizados durante o processo de melhoramento.
Para a educadora Oraide Ramos, a ideia é relacionar a visita
de campo com o que é ministrado em sala de aula, enriquece a aprendizagem dos
pequenos, que ficaram atentos às explicações e fizeram alguns questionamentos.
Entre os alunos estava Júlio Cesar de Medeiros Araújo de 6 anos. O garoto conta que
agora entende melhor os assuntos que havia estudado nos livros e na internet.
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