quinta-feira, 19 de julho de 2012

Caern desativa rede antiga, melhorando abastecimento nas Rocas e em Santos Reis


Flaminio Oliveira – ACS Caern

O maior problema na oferta de água nos bairros das Rocas e Areia Preta está com os dias contados. É que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai interligar a nova rede de distribuição, em PVC, substituindo a tubulação, em cimento amianto, que está sendo usada há mais de 35 anos. Obsoleta, a antiga rede é responsável pelo grande número de vazamentos, causando problemas na distribuição e transtornos para a população que, além de sofrer com a falta de água, tinha que conviver com o acúmulo de água nas ruas, oriundo dos vazamentos. A Caern investiu cerca de R$ 2 milhões para substituir a antiga rede e melhorar a qualidade de vida da população das Rocas e Santos Reis, onde moram cerca de 25 mil pessoas.
A nova rede de distribuição, que tem diâmetro variando entre 150 e 500 milímetros, tem 10 quilômetros de extensão e será agora interligada aos dois reservatórios, ambos em Petrópolis, que abastecem aqueles bairros. Um, nas encostas da Avenida Getúlio Vargas, o R2, ao lado do Hospital Universitário Onofre Lopes, que tem capacidade para armazenar 800 mil litros e outro, na interseção da Avenida Deodoro com a Rua Manoel Dantas, que recebe e distribui 2,5 milhões de litros de água.
Na próxima quarta-feira (25), a Caern vai fazer uma tomada de preços para contratar a empresa que vai realizar a interligação, orçada em R$ 285 mil. A vencedora do processo licitatório tem prazo 90 dias para a conclusão do trabalho, a partir da ordem inicial de serviço expedida pela Companhia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário