sexta-feira, 27 de julho de 2012

Caern investe R$ 1 milhão em motobombas para garantir oferta de 70 milhões de litros/dia em Mossoró


Flaminio Oliveira – ACS Caern

Para melhorar o sistema de captação e consequentemente garantir, de forma contínua, a oferta de água em Mossoró, onde 70% do abastecimento e realizado através de poços tubulares profundos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai adquirir 14 novos conjuntos motobombas, que vão atender também às cidades de Areia Branca, Tibau, Grossos e Governador Dix-Sept Rosado. Com as máquinas, Mossoró terá uma acentuada melhora na produção de água, tendo em vista a manutenção e ações preventivas mais eficientes dos poços tubulares e substituição imediata dos equipamentos que venham a sofrer avarias. A Caern vai investir cerca de R$ 1 milhão na aquisição das bombas. Dez delas serão instaladas na maior cidade do Oeste potiguar.

O gerente da Regional Mossoró, engenheiro Francisco Nehilton, informa que toda a cidade será beneficiada, principalmente as pessoas residentes nas áreas mais elevadas, haja vista que será garantida a produção de cerca de 3 milhões de litros de água por hora. Com as melhorias, a oferta diária de água à população da segunda maior cidade do RN ficará em aproximadamente 70 milhões de litros. Desse total, Francisco Nehilton esclarece que 2,1 milhões são captados em poços tubulares e 900 mil litros transportados pela Adutora Jerônimo Rosado, o mesmo volume que vem constantemente sendo suprimido por problemas no sistema de bombas do conjunto de 17 poços tubulares que abastecem Mossoró.

 As cidades de Areia Branca, Tibau, Grossos e Governador Dix-Sept Rosado possuem sistema de abastecimento de água através de poços e também serão beneficiadas com o recebimento dos novos conjuntos de bombeamento. As bombas atualmente utilizadas serão substituídas e passarão para o quadro de reserva, após revisão destas.
A licitação para a compra do equipamento será realizada no dia 3 de agosto e a empresa vencedora do processo terá 30 dias para entregar as bombas, após receber a ordem de fornecimento de material expedida pela Caern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário