segunda-feira, 16 de julho de 2012

Caern implanta 67 km de rede de água em 49 municípios


Edwin Carvalho – ACS Caern

O aumento das cidades, o lançamento de novos empreendimentos imobiliários e a entrega de casas populares tem feito com que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) precise ampliar constantemente a rede de distribuição de água. Somente entre 2011 e 2012, a empresa já ampliou em mais de 67 quilômetros a rede de água em 49 municípios. O último serviço concluído foi na cidade de Jardim do Seridó, onde a Caern instalou 744 metros de tubulação, garantindo o acesso à água potável para as 39 famílias que moram nas casas recém entregues do conjunto Aluízio Alves.

A extensão da rede de água em Jardim do Seridó atende 160 pessoas. "A obra foi realizada em parceria com a prefeitura. Nós entramos com o material e ela com a escavação de vala e reaterro", explica o gerente da Caern na região, José Nilson Araújo. Segundo ele, a extensão beneficia os moradores da rua Sebastião Emiliano dos Santos, no conjunto Aluízio Alves, localizado no bairro Baixa da Beleza.

Em todo o Estado, os serviços de extensão realizados entre o ano passado e este ano garantiram acesso à água potável para mais de 19 mil pessoas. Segundo informações dos gerentes regionais da Caern, os serviços não param e são realizados à medida que novos pedidos de ligações de água são feitos à Companhia. A cada nova solicitação é feito uma análise de viabilidade, que leva em consideração as condições dos terrenos e a disponibilidade hídrica na região.

Além de Jardim do Seridó, a Caern já realizou extensões de rede em Arês, Assú, Baraúna, Bento Fernandes (comunidades Fechado II e Ubaia), Bom Jesus (comunidade Grossos), Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Encanto, Equador, Florânia, Goianinha (comunidade Aniquim), Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Japi, Jardim de Angicos, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Jardim do Seridó, Jucurutu, Macau (comunidade Cacimba de Baixo), Marcelino Vieira, Messias Targino e Monte Alegre (comunidade Olho D’água).

Em Natal foram realizadas extensões de rede na comunidade Parque 13 de Maio, na Zona Oeste. A Caern também ampliou a rede de distribuição de água nas cidades de Ouro Branco, Parelhas, Parnamirim (Jardim Planalto), Paraú, Pedro Avelino (Conjunto da Cohab), Pendências (conjunto Feliz Pendências), Pau dos Ferros, Pilões, Porto do Mangue, Riacho de Santana (Sítio Catolezinho), Santo Antônio (bairro Novo Horizonte), São Francisco do Oeste, São José de Campestre (loteamento Alto Bela Vista), São José do Seridó, Serra Caiada (Riacho do Meio), Severiano Melo (Pereiral), Taipu (comunidade de Ubiratan), Timbaúba dos Batistas, Upanema (comunidades Boa Água I e II) e Venha Ver.

ZONA RURAL

Além de garantir acesso à rede de água para novas áreas habitacionais nas zonas urbanas, os serviços de extensões de rede realizados, na maioria dos casos, com recursos próprios da Companhia, tem chegado às áreas rurais. Diversas comunidades afastadas dos centros urbanos estão sendo contempladas. Em todo o Estado, as obras de implantação ou ampliação de sistemas de abastecimento de água totalizam investimentos de R$ 307,8 milhões.


*Fonte caern.rn.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário