segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festa de Sant’Ana aumenta consumo de água em 30 milhões de litros em Caicó


Edwin Carvalho – ACS Caern

Um dos eventos religiosos e festivos mais importantes do Estado terminou no último final de semana, atraindo milhares de pessoas para a região do Seridó. Nos dez dias da Festa de Sant’Ana, o consumo de água em Caicó foi elevado em 30 milhões de litros, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Para evitar que houvesse problemas no abastecimento, a empresa potiguar de saneamento acionou a captação de água da adutora Manoel Torres (Piranhas-Caicó), garantindo que não faltasse água nas torneiras de caicoenses e turistas.

De acordo com o gerente da Caern no Seridó, José Nilson Araújo, a Companhia manteve equipes de plantão durante toda a Festa de Sant’Ana e, graças ao incremento na produção, não houve problemas de abastecimento durante os dias do evento. “Tomamos todas as providências necessárias para garantir o abastecimento da população e, praticamente, não registramos ocorrências de falta d’água”, explica o gerente. Para atender ao aumento da demanda, a Caern captou 250 mil litros de água por hora, 12 horas por dia, durante todos os dez dias da festa da padroeira dos caicoenses.

O volume de água captado pela Caern foi suficiente para garantir que não faltasse o produto para as mais de 20 mil famílias de Caicó, além dos turistas que desembarcaram aos milhares na cidade. A estimativa da prefeitura é de que o município tenha recebido cerca de 60 mil turistas durante o evento que já entrou para o calendário religioso e festivo do Rio Grande do Norte.

ESGOTOS

Além de contar com uma rede reserva de abastecimento, que é ativada sempre que necessário – em caso de estiagem prolongada ou eventos de grande fluxo de pessoas, como o carnaval ou a Festa de Sant’Ana – a Caern está ampliando a rede de esgotamento sanitário de Caicó. Juntas, as obras de saneamento executadas pela Companhia totalizam investimento de R$ 44,9 milhões.

No início deste mês, a Caern concluiu a implantação do sistema de esgotamento sanitário do conjunto Nova Caicó, beneficiando cerca de 270 famílias caicoenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário