segunda-feira, 9 de julho de 2012

Caern investe no abastecimento para minimizar os efeitos da seca

Lígia Cortez – ACS Caern


As últimas chuvas registradas em Natal não alcançaram o interior do Estado onde, de acordo com o gerente regional da Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (Caern), Djalma Viana Neres, ocorreu apenas neblina na região do Alto Oeste. A empresa está investindo R$ 165 mil mensais na distribuição diária de água através de 22 carros-pipa, cada um com capacidade para 8 mil litros. Desses veículos, 13 captam água na Estação Elevatória de Água em Pau dos Ferros, sendo 7 de responsabilidade da Caern e 6 do Exército, para abastecimento da cidade de Luiz Gomes. Os nove restantes captam água em poços particulares e levam para 1570 famílias nos municípios de Antônio Martins e João Dias. A Companhia está trabalhando em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e participando do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, na busca de fontes alternativas para abastecimento dessas cidades.

O gerente Djalma Viana e o gerente do Núcleo Administrativo do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), José Fausto Magalhães Filho, enviaram Ofício ao Promotor de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, Macc Lennon Lira dos Santos Leite, solicitando medidas para coibir a prática da pesca nos açudes Tesoura, que abastece a cidade de Francisco Dantas, e no açude Público de Pilões que abastece a cidade com o mesmo nome. O ofício explica que a seca reduziu o volume de água de 4 milhões de metros cúbicos de água para 1 milhão no açude Tesoura e no manancial de Pilões a capacidade caiu de 5 milhões para 900 mil metros cúbicos. “A pesca e a utilização de equipamentos como tarrafas e redes de arrasto, torna a água mais turva e imprópria para o consumo humano”, esclarece o documento.

Apesar de muitos mananciais estarem secando na região do Alto Oeste, Djalma disse que uma das cidades em situação confortável de abastecimento é Umarizal. Lá o açude Rodeador está atendendo inclusive a cidade de Rafael Godeiro e a zona rural com carros-pipa. O gerente lembra aos clientes que qualquer reclamação de falta d'água pode ser feita no escritório da empresa que funciona nos dois expedientes. E mesmo quem tem água suficiente nas torneiras, ele ressalta a necessidade de consumir o produto de forma controlada, evitando o desperdício para que os moradores das partes mais altas não deixem de receber água por falta de pressão nos tubos, resultado dos excessos cometidos pelos habitantes das partes mais baixas das cidades.

O primeiro sistema de abastecimento de água paralisado foi o de Luiz Gomes, distante 442 quilômetros da capital, em novembro de 2011, quando o açude Lulu Pinto secou e não houve nenhuma opção a não ser o carro-pipa. Atualmente o município é atendido pelos caminhões que sobem a serra a uma altitude de 700 metros e abastecem 24 caixas de água instaladas em pontos estratégicos da cidade. Todos os dias são distribuídos gratuitamente à população uma média de 416 mil litros. Com a retomada das obras do sistema adutor Alto Oeste, a previsão da normalidade no abastecimento de Luiz Gomes é dezembro deste ano.

AÇÕES

Segundo informações do chefe regional da Unidade de Serviço e Operação, engenheiro Anderson Araújo Souza, atualmente está sendo testada a Estação Elevatória de Água no município de Rafael Fernandes para bombeamento do produto através da nova adutora. A primeira cidade beneficiada a partir de agosto será Riacho de Santana e nos meses seguintes, de forma gradativa, Água Nova, José da Penha, Major Sales e Luiz Gomes. A Caern também está fazendo ajustes e ampliação na Estação de Tratamento de Água em Pau dos Ferros que fornecerá água tratada para vários municípios utilizando a adutora Alto Oeste.

A companhia vem desenvolvendo diversas ações para prevenir colapso nos sistemas de abastecimento de água de Pilões, Francisco Dantas, Riacho de Santana, Água Nova e Olho D'água do Borges. De acordo com Anderson, a mudança no sistema de captação de água dos açudes, antes submersa para flutuante, proporciona melhoria na qualidade e quantidade de água, uma vez que os açudes estão ficando cada vez mais vazios. A troca foi realizada no açude público de Pilões e está sendo feita também no açude Tesoura que abastece o município de Francisco Dantas.

Em Riacho de Santana a empresa está ativando outro poço que vai ampliar de 8 mil para 18 mil litros de água/hora. Em Água Nova a Caern está trocando equipamento e no município de Olho D'água do Borges um serviço executado no poço tubular ampliou a oferta de 15 para 30 mil litros/hora, o dobro que havia no ano passado. Outras melhorias estão sendo implementadas para inibir os efeitos da seca e os danos causados à população, sendo o principal a falta de água nos mananciais.

* Fonte caern.rn.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário